Centenário do nascimento do Eng.º Jaime Filipe

Centenário Jaime Filipe

No dia 31 de maio terão início três iniciativas articuladas para celebrar o centenário do nascimento do Eng.º Jaime Filipe, organizadas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e RTP.

Jaime Filipe foi um dos mais destacados inventores portugueses dos anos 70 e 80 do século passado, pioneiro na introdução da Engenharia de Reabilitação em Portugal, mentor e autor do primeiro programa de Inovação e Deficiência na televisão portuguesa – o programa “NOVOS HORIZONTES”.

Em 1974, Jaime Filipe criou o CIDEF – Centro de Inovação para Deficientes Físicos no seio da Associação Portuguesa de Invenção e Inovação,  especializado na área da Engenharia de Reabilitação, no âmbito do qual concebeu vários Produtos de Apoio para pessoas com deficiência, galardoados no Salão Internacional de Invenções de Genebra e no Salão Mundial de Invenções de Bruxelas.

Estas iniciativas iniciam-se na UTAD às 11h com uma exposição documental e mostra museologia de tecnologias de apoio para pessoas com deficiência que terão lugar no Laboratório Jaime Filipe, da Escola de Ciências e Tecnologia. A exposição estará aberta até ao dia 1 de junho.

No mesmo dia, às 13h da tarde, a RTP homenageia Jaime Filipe – o seu ex-diretor do Centro de Formação, com a transmissão na RTP Memória de um episódio NOVOS HORIZONTES de 1987 que lhe foi dedicado.

À tarde, a UTAD transmitirá via canal do YouTube de dedicado a Jaime Filipe o II Simpósio sobre Vida e Obra desta personalidade. Em paralelo e com uma sessão comum com o Simpósio da UTAD, decorrerá no APMEI, em Lisboa, o evento do INR – a cerimónia de entrega do Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe – edição 2022.

Este prémio instituído 2001, de periodicidade anual, visa estimular a criatividade a área tecnológica e de design no domínio das Tecnologias de Apoio e Acessibilidade. Este evento do INR contará com uma Feira de Inovação e a presença da senhora Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

A SUPERA está também a organizar uma iniciativa neste contexto que será comunicada aos sócios em breve.

Podem ser consultadas mais informações sobre estas iniciativas no sítio web www.jaimefilipe.pt